Deputado Cirone Deiró quer Aneel fiscalizando serviços da Energisa

Deputado Cirone Deiró quer Aneel fiscalizando serviços da Energisa
Deputado Cirone Deiró

Parlamentar assevera que a empresa não entrega energia com qualidade ao
consumidor e destaca o agravante dos aumentos nas tarifas.

O deputado estadual Cirone Deiró (Podemos) enfatizou que, diante da inércia da Energisa em apresentar solução para assegurar o pleno fornecimento de energia aos consumidores rondonienses, é preciso levar o problema ao conhecimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que sejam tomadas providências imediatas.

O parlamentar, que é presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado, destacou que uma das prerrogativas da Aneel é fiscalizar os serviços das agências distribuidoras. “É responsabilidade da Aneel assegurar o bom funcionamento das concessionárias de fornecimento de energia para que não venham a comprometer o serviço ao consumidor, principalmente, quanto à qualidade dos serviços prestados.

Por isso, é necessário levar o problema das constantes quedas de luz à agência reguladora”, justificou.

Cirone afirmou que a situação está insustentável para quem depende da energia, pois diariamente empresários, agricultores, industriais e outras pessoas de segmentos do setor produtivo contabilizam prejuízos em razão das quedas no abastecimento de luz elétrica.

Ele citou o caso de um agricultor da região de Cacoal que não consegue irrigar sua plantação devido às sucessivas deficiências no fornecimento de energia. Trata-se do agricultor Edson Caus, dono de uma granja de galinha,
na Rodovia do Café, que relatou ao deputado já ter tido prejuízo com as aves devido a quedas de energia. “Não é interrupção de energia programada, pois não recebemos nenhum comunicado a respeito.

Somos surpreendidos por essas interrupções e não temos a quem recorrer para reparar nossos prejuízos. Além de mim, meus vizinhos que trabalham com a lavoura e precisam irrigar as plantas também são vítimas da mesma situação”, disse. Cirone Deiró afirmou ter recebido, ainda, relatos de produtores de leite que estão tendo prejuízos com as repetidas faltas de luz.

De acordo com o deputado, além das quedas constantes, na maioria das vezes a energia chega à indústria ou à propriedade de forma precária, apenas em meia-fase.

“Essa situação, de meia-fase no fornecimento, compromete o funcionamento dos equipamentos tanto nos laticínios quanto nas propriedades”, denunciou.

Na avaliação de Cirone, a falta de compromisso da Energisa com os consumidores exige uma forte atuação da Assembleia Legislativa e da bancada federal em defesa dos rondonienses. “Não podemos ficar refém de uma empresa que não está conseguindo entregar para o consumidor uma energia com qualidade. E tem, ainda, o agravante do aumento na tarifa que beira ao absurdo”, ressaltou.

O parlamentar foi um dos que apoiaram a instalação da CPI para investigar a Energisa. “A empresa submeteu os rondonienses a uma
crise energética sem precedentes. Os prejuízos estão sendo contabilizados
em todos os segmentos da economia”, frisou ele ao assinar o requerimento
para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que tem a finalidade de investigar a agência distribuidora sobre as práticas abusivas contra os consumidores e as oscilações e interrupções no fornecimento de energia.

Publicado Versão Impressa em Setembro/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *