Abertura nacional do plantio de soja é realizada em Vilhena

Abertura nacional do plantio de soja é realizada em Vilhena
Abertura nacional do plantio de soja é realizada em Vilhena

Foi aberto em Vilhena, no dia 19 deste mês, o início da plantação brasileira de soja, safra 2019/2020. O evento serviu como oportunidade para discussões acerca do agronegócio envolvendo a cadeia produtiva do grão. O município é considerado a “Capital da Soja” em Rondônia por ser o maior produtor do grão no estado.

O lançamento aconteceu na Fazenda Jaqueline, do Grupo Masutti, e reuniu empresários, especialistas da área e  centenas de produtores de vários estados, entre eles, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso.

Na ocasião foi destacada a participação do Brasil na produção de soja mundial. O país, com 114,843 milhões de toneladas, é o segundo colocado no ranking dos maiores produtores, perdendo apenas para os Estados Unidos (123,664 milhões), segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgados em junho deste ano.

RONDÔNIA

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, Rondônia tem uma grande vocação para o plantio do grão a ser explorada. Na safra de 2017/2018, a colheita no estado foi de 1 milhão de toneladas, numa área de 368 mil hectares. Para a safra atual, a previsão é que a área de plantio do grão salte para 400 mil hectares, atingindo 1,1 milhão de toneladas. A Região Cone Sul responde por mais de 67% dessa produção, tendo o município de Vilhena como o maior produtor.

Devido à expectativa para o plantio da soja, bancos do município garantiram aos produtores que ofertarão recursos para o plantio, custeio e demais investimentos.

APOIO

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Eduardo Sampaio, representando a ministra Tereza Cristina, pontuou que os países orientais são os maiores importadores de produtos brasileiros, não só a soja. Ele deixou claro que o Governo Federal busca alternativas, aliadas à biotecnologia e à tecnologia, que propiciem o aumento da produção do grão com qualidade.

A abertura nacional do plantio de soja foi transmitida ao vivo pelo Canal Rural para todo o Brasil, pela internet e canal fechado. Produtores rurais participaram com perguntas aos profissionais da Embrapa, Emater e Aprosoja Brasil e de Rondônia, além dos empresários do ramo de tecnologia e fertilizantes.

Esclarecimentos foram dados sobre todas as etapas da produção, incluindo mercado, questões ambientais e políticas públicas para o setor. Organizado pela Associação dos Produtores de Soja de Rondônia (Aprosoja), presidida pelo produtor rural Valdir  Masutti, o lançamento do plantio contou, ainda, com a presença do governador Marcos Rocha (PSL), deputados  estaduais e cerca de 700 convidados.

Publicado Versão Impressa em Setembro/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *