K9 na polícia de Vilhena

K9 na polícia de Vilhena

Em operações de busca ele valerá por 20 homens.

PM de Vilhena treina K-9 para reforçar o trabalho no setor de segurança pública. Em todo o estado existem trinta cães policiais atuando no combate ao crime e nove filhotes estão em adestramento.

Apollo ainda é um jovem cãozinho de três meses e meio. Sapeca e carinhoso, à primeira vista ele age como qualquer outro de sua idade. Porém, um olhar mais atento percebe o seu diferencial: Apollo tem características ímpares em atenção e inteligência, motivos pelos quais foi escolhido e está sendo treinado no 3º Batalhão de Polícia Militar de Vilhena para ser um cão policial. Quando estiver adulto, Apollo estará apto a trabalhar em Vilhena e todo o Cone Sul. Literalmente, ele vai “tocar o terror”, mas a serviço do bem: estudos comprovam que, em comunidades com cães policiais, o índice de crimes sofre expressiva diminuição. Atualmente, a PM de Rondônia possui cinco canis com cachorros de raças variadas: retriever do labrador, pastor belga de Malinois, rottweiler, border collie, beagle, pastor alemão e rastreador brasileiro. Além de Vilhena, eles existem em Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná e São Miguel do Guaporé, sendo que nestes quatro últimos municípios cães policiais já contribuem nas operações. Ao todo são trinta adultos no combate ao crime em todo o estado e nove filhotes em treinamento.

Conhecidos por K-9, esses animais são altamente capazes de farejar, entre outros cheiros, substâncias ilícitas. Eles são, em resumo, o desassossego dos traficantes. Isso porque, em operações de vistoria, um único cão faz o trabalho equivalente ao de vinte homens, e num tempo mais curto. Em menos de dois anos, o 3º BPM de Vilhena também contará com mais uma ferramente no combate à criminalidade, com seu próprio K-9 atuando nas ações de polícia. A comandante do canil da corporação, sargento Rozária, falou a SÉCULO sobre os reflexos que a implantação do Policiamento Ostensivo com Cães (canil) trará para a região:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *